Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Família X Escola

Sábado olhei com meus filhos o filme Diário de uma babá (desculpem... mas não tive opção! rsrsrsrsrs) é a história de uma família "falida" em que o filho de 5 anos é deixado de lado e toda responsabilidade da criação é delegada a babá.
Não quero, de maneira alguma, comparar a história do filme a nossa realidade de educadoras, até porque não somos babás! Mas como na Educação Infantil partimos do binômio Cuidar/Educar os pais costumam confundir um pouco as coisas.
É bom deixar claro, que o papel da escola é inserir a criança no mundo do conhecimento lhe permitindo uma convivência em sociedade. Portanto, a família é a primeira responsável pela formação moral da criança, sendo a escola uma extensão desta.
Como sabemos, a família é a primeira esfera de socialização da criança, responsável pela formação individual e social de cada um. Um ambiente saudável favorece o bom desenvolvimento dos filhos e proporciona-lhes apoio, quando necessário, além de que promove a sua independência para que seja permitido à criança atitude social. 
Com apoio familiar, ou seja, obtendo carinho e atenção, a criança fica dotada de referências seguras e consistentes, aprende a ter consciência das suas possibilidades, de desenvolver segurança, promovendo a sua auto-estima e assim a capacidade de agir com os demais atores sociais. 
Vale lembrar que a família é o alicerce onde tudo começa e uma educação alicerçada no respeito mútuo, leva à construção de uma moral autônoma que consiste em compreender o porque das normas sociais. O sentimento de pertença à comunidade em que estamos inseridos cresce e com ele nasce o exercício da cidadania. 
Educar não é apenas uma responsabilidade escolar. É também um um ato de amor e uma responsabilidade individual e social da família em parceria com a Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.