PROJETO PEDAGÓGICO
BAZAR DA SOLIDARIEDADE
JUSTIFICATIVA
Fazer com que as crianças desenvolvam, com conhecimentos matemáticos, algumas
habilidades como criatividade, iniciativa pessoal, capacidade de trabalhar em grupo e resolver problemas, não é tarefa fácil. É preciso que a criança compreenda desde cedo as relações matemáticas na prática para que perceba para que servem realmente os números em nossa vida.
Para uma educação infantil de qualidade, não é certo que se trabalhe matemática como uma disciplina formalizada. A sala de aula deve ser um lugar de exploração de elementos da realidade que cerca os alunos. Assim, experimentar e descobrir são maneiras muito ricas e interessantes de aprender e para que isso ocorra, a criança deve ter oportunidades de agir sobre sua realidade. Proporcionar à criança dessa faixa etária situações ricas e desafiadoras, as quais possam gerar necessidade de resolver um problema efetivo, parece ser fundamental.
É de fundamental importância que o educador esteja atento e trabalhe a matemática na
Educação Infantil de forma prazerosa, considerando os recursos naturais do dia-a-dia, criando condições e fazendo com que a matemática seja descoberta pela criança, oferecer estímulos e atentar para novos conhecimentos adquiridos.
Nos últimos dias nossos alunos do Jardim II e Pré têm apresentado além do interesse pelo sistema numérico, um interesse bem considerável pelos jogos desafiadores, o que já deve ter sido percebido pelos pais e responsáveis através das atividades realizadas. Como nossa escola, cumprindo o calendário anual de eventos, encontra-se em um momento em se que trabalha juntamente com a gincana escolar o tema solidariedade resolvemos juntar os princípios bíblicos da mordomia, semeadura e colheita e união para realizar o 1º Bazar da Solidariedade.
Para realização da proposta, desejamos arrecadar roupas e calçados usados, porém em bom estado, e montar o bazar com venda dos produtos a preços simbólicos. Pretendemos atender a comunidade carente local e juntar verba para aquisição dos jogos e brinquedos solicitados pelas crianças.
Desejamos acima de tudo, que as crianças compreendam as relações de trabalho e consumo vividas em suas instituições sociais, ou seja, família e escola, possibilitando a plena compreensão de que ambos não se impõem ao homem como um desafio para a sua sobrevivência, mas como uma necessidade de construção pessoal e social.
OBJETIVO GERAL
Atender a solicitação das crianças, referente à aquisição de jogos e brinquedos de suas preferências, através de uma atividade social produzida e pensada pelas crianças como forma de valorização e reconhecimento das relações sociais e noções matemáticas básicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver habilidades matemáticas básicas;
· Desenvolver as questões sociais;
· Trabalhar a linguagem oral e escrita;
· Envolver a família e a comunidade local;
· Ampliar o acervo de jogos e brinquedos pedagógicos;
· Atender as solicitações dos alunos;
· Desenvolver os princípios bíblicos da mordomia, semeadura e colheita e união.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS/CRONOGRAMA
1. Recolhimento dos donativos;
2. Montagem do panfleto de divulgação do bazar;
3. Distribuição do panfleto na comunidade local;
4. Etiquetagem dos produtos;
5. Confecção de cartazes e faixas de divulgação do bazar;
6. Atendimento ao público no Bazar (dia do evento);
7. Contabilização dos lucros das vendas;
8. Compra dos jogos e brinquedos novos;
9. Doação das roupas e calçados não vendidos às entidades carentes;
10. Confecção do cartaz de prestação de contas para exposição aos pais.
MATERIAIS UTILIZADOS
· Roupas e calçados doados;
· Materiais disponíveis na escola: folhas, tinta, canetas, tecido, papel pardo, etc.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
· Linguagem;
· Matemática;
· Artes;
· Ética;
· Trabalho e consumo;
· Ciências sociais;
· Princípios bíblicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.