Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Metamorfose ambulante!


Hoje lendo no Blog de uma amiga, sobre o ofício e a escolha da profissão “professora”, fiz uma viagem na minha história de escolha em ser pedagoga. Percebi que a ausência e a falta de posts neste blog, estão diretamente relacionados a escolhas e “desescolhas” profissionais.
Há muitos anos atrás, escolhi como profissão a enfermagem, pois achava que tinha dom em trabalhar com o coletivo e com o bem estar pessoal. Pensava em trabalhar em um Centro obstétrico, num neonatal ou numa pediatria... queria trabalhar com a vida em seu início, ou seja, com possibilidades. Ao passar do tempo fui percebendo que essa ânsia em trabalhar com a vida me faria sofrer nas perdas e que não estava preparada para isso.
Esse fascínio por possibilidades e por crianças pequenas me fez optar pela Pedagogia, trabalhar pelo encantamento, pelo fazer descobrir e pelo entusiasmo que só os pequeninos têm, era a minha opção.
Entrei na faculdade em 2001 e passei em um concurso público para Fiscal Ambiental em 2002. Após dois anos dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalhei com Educação Ambiental (com crianças, com jovens, com adultos e com idosos). Não demorei para perceber que a educação acontece além das paredes de uma sala de aula e que quando é feita com amor e precisão não somente a criança te traz possibilidades, mas sim todos os envolvidos. Longa foi à trajetória em educação ambiental, longa foi à aprendizagem!
Em 2008, diante da chefia do Setor de Fiscalização e Controle Ambiental, uma das minhas atribuições era a realização de Termos de Compromisso Ambiental com Infratores causadores de danos ambientais. Meu papel nesse meio, era provocar a sensibilização das pessoas para melhor harmonização e respeito ao meio ambiente.
Um trabalho tão diferente e tão igual a tudo aquilo que estava acostumada. Diferente por usar o desrespeito e a deseducação como metodologia de ensino e igual por se tratar de novos conhecimentos e aprendizagens.
Já em 2009, em outra Secretaria, trabalhei com treinamento de novos funcionários e assessorando o jurídico, com a formação de Processos Administrativos.
A legalidade me encantou! Virei uma fascinada por leis... mas deixo claro que não penso em fazer faculdade de Direito.
Nesse mesmo ano concluí meu curso de Pedagogia e uni o útil ao agradável: EDUCAÇÃO INFANTIL + LEGALIDADE.
Na época me descobri apaixonada por políticas públicas para educação, em qualidade em educação e em gestão educacional.
Em 2010 comecei a trabalhar, também, em uma escola como supervisora educacional: desenvolvi o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar, implantei o Planejamento educacional e a Formação Profissional.
Fiz uma salada de frutas, misturei tudo! E deu certo!
Hoje, no serviço público, voltei a trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente e desenvolvo a atividade de fiscalização do cumprimento de licenças ambientais por empresas potencialmente poluidoras. Trabalho juntamente com um corpo técnico para que possamos orientar quanto a condições adequadas de saúde ambiental.

O que quero dizer com tudo isso?
Que percebi que educação é possível em todos os ambientes e com todos os tipos de pessoas: crianças, adultos, ricos, pobres, empregados, patrões, etc. E que meu sonho de trabalhar com saúde e com educação não era tão maluco. Fiz do limão uma limonada!

Se quero ir para sala de aula?
Ainda não sei, talvez não. Acho que me senti livre demais com a diversidade e não me acho menos nem mais pedagoga por causa disso. Percebi que educação pode ser trabalhada em todos os lugares e de diferentes formas.

Um comentário:

  1. Oi amiga, coisa boa eu ter escrito algo que te motivou a fazer este post. Vamos juntas trocando ideias e aprendendo mais e mais! Beijos

    ResponderExcluir

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.