Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aula sem sentido... ninguém atura!


Certa vez, quando trabalhava com Educação Ambiental no Horto Municipal, as turmas de 3ª série de uma escola municipal marcaram uma visita ao local e solicitaram palestra sobre educação ambiental.
Bom, quando as escolas nos ligavam para agendar perguntávamos sobre qual tema era o interesse,qual a idade das crianças e imaginávamos que as crianças estavam trabalhando com questões ambientais... esse seria o mínimo!Nessa ocasião, foi nos dito que o interesse seria amplo: cuidados com o meio ambiente.
No dia em questão, o ônibus encostou no portão do Centro de Educação e as crianças saíram correndo enlouquecidas! Bom, juntar o grupo é tarefa de professor... fiz isso!
Fizemos um circulo no gramado e tentamos conversar, mas as senhoras professoras fizeram uma rodinha de chimarrão há alguns metros de distância, dando um belo exemplo de descomprometimento.
Nem preciso dizer que as crianças, tão dispersas quando as professoras, não queriam saber de cuidados com o meio ambiente.
Eu, imaginando que as crianças sabiam e estavam preparadas para a "saída de campo" fiz a pergunta: - Crianças, o que as professoras disseram que vocês fariam aqui? E elas responderam: - Que a gente viria num passeio.
Levantei e disse: - Então sejam bem vindas, podem brincar!
Gente, aquela atitude deu o que falar... as professoras fizeram reclamações que não houve atividade para manter a atenção das crianças.
Como pedagoga, tenho algumas considerações a fazer:
1º) As atividades precisam ser programadas de acordo com o planejamento da professora;
2º) A criança não se interessa por aquilo que não tenha despertado curiosidade nela;
3º) A atitude do professor reflete na atitude da turma;
4º) Passar a responsabilidade para alguém desconhecido pela turma causa insegurança e intranquilidade, quando se trata de crianças pequenas;
5º) Ficou claro que a turma não estava trabalhando com o tema, queriam apenas "dar uma volta" fora dos muros da escola;
6º) Muitos professores querem se livrar da responsabilidade de "cuidar" das crianças fora dos muros da escola, então procuram lugares que tenham atividades orientadas para seus alunos.


Um comentário:

  1. Oi lindona! Mas que tapa na cara tu deu nestas professoras que só querem fofocar...hauhauah...
    Concordo que os passeios devem ser planejados e construída uma conscientização com os alunos sobre o objetivo deles, senão realmente fica sem sentido.
    Os temas devem ser os abordados no projeto da escola, mas ainda existem escolas que não possuem projetos e fazem tudo de improviso sem planejamento. Uma pena estas crianças não terem aproveitado o local da visita conforme seria o ideal, mas os alunos são reflexos de seus professores em muitos momentos, como por exemplo nesta experiência que relata.

    Beijos, Magda

    ResponderExcluir

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.