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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Educação Infantil... pra que???


Conforme as concepções atuais de infância(s) e considerando a legislação vigente que se refere à Educação Infantil, essa etapa da educação compreende na formação de crianças entre 0 a 05 anos e 11 meses de idade. Essa formação significa desenvolver o ser, ou seja, a criança, na sua inteireza, integrando práticas educativas baseadas em concepções pedagógicas que permitam a fala, a expressão de sentimentos, a compreensão e que respeitem as crianças como sujeitos que estão se constituindo para viver o presente.
Segundo REDIN (1988) o papel da Educação Infantil é inserir a criança no mundo do conhecimento, na condição de ser alfabetizado na leitura de mundo e de o que está ao seu redor sem perder sua natureza, seu entusiasmo e seu mundo de criança e propiciar-lhe desenvolvimento integral, seguro e significativo.
 A criança na faixa de idade da Educação Infantil possui uma grande disposição para aquilo que tem sentido para ela, aquilo que a motiva e que a envolve. É rica em argumentações, formula hipóteses a respeito do mundo e de tudo que a cerca. Necessita de experiências concretas, busca elementos novos, faz suas representações. Conhece o mundo com originalidade, vivencia as coisas com muita vontade e curiosidade, não tendo limites entre o imaginado e o realizado.  
Acompanhando a evolução da educação, a Educação Infantil tem o compromisso de dar, às crianças, oportunidades de forma sistematizada e estruturada com as informações do seu meio, criando condições de construir conhecimentos, elaborando idéias transformadoras e instigadoras.
Tendo por base o artigo 22 da nova LDB, a Educação Infantil tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento da cidadania e, não apenas, a transmissão de conteúdos e integração das diferentes formas de educação ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida. É na escola que as crianças começam a ter as primeiras noções do conhecimento do respeito a si próprio e ao próximo; a ter noções de regras e normas, direitos e deveres estabelecendo uma continuidade educativa com os demais segmentos.
A Educação Infantil deve perceber e reconhecer o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação e construção de novos conhecimentos, apontando assim, para as aprendizagens que são adquiridas e imprescindíveis ao ser humano para que seja de fato cidadão atuante em sociedade.

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