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quarta-feira, 27 de abril de 2011

Avaliação por Portfófio (Parte III)



5. Vantagens do uso da avaliação por portfólio
Na educação infantil, a construção do portfólio valoriza a linguagem oral e não somente os trabalhos escritos. Quando a criança ainda não domina a linguagem escrita, ela pode “ditar” para o educador seus comentários sobre a atividade. Assim a criança tem oportunidade de exercitar a autonomia a tecer considerações sobre como está percebendo a realização das atividades.

  1. PARA A CRIANÇA
Para a criança o envolvimento constante na avaliação promove uma compreensão de sua aprendizagem através de uma auto avaliação contínua. Com isso a criança percebe que o trabalho escolar lhe pertence e pode demonstrar sua identidade na seleção das produções, fazer escolhas e tomar decisões sobre a construção do seu portfólio.
Essa construção implica um processo de reflexão, em que a criança conquista sua autonomia ao analisar as atividades realizadas e ao registrar suas percepções e sentimentos.
Ao reconhecer suas potencialidades e fragilidades a criança desenvolve a habilidade crítica e sente-se participante do processo educativo. Além disso, o portfólio permite o desenvolvimento da criatividade, pois possibilita inovar e ousar, criando sempre novas alternativas de aprendizagem.

  1. PARA AS EDUCADORAS
Para as educadoras a utilização do portfólio oferece a possibilidade de compreender como as crianças estão aprendendo e de aprimorar o trabalho pedagógico, com reflexões sobre a sua conduta profissional.
O trabalho avaliativo torna-se, também, menos penoso, pois as escritas se constituirão em anotações diárias, não será necessário o parecer descritivo. Com a utilização do portfólio individual não há a possibilidade de comparação entre as crianças, pois cada um mostrará apenas a fase individual de desenvolvimento.

  1. PARA AS FAMÍLIAS
Para as famílias, o portfólio oportuniza a participação no ambiente escolar e o envolvimento no processo de aprendizagem da criança, com a compreensão do desenvolvimento de seus filhos, permitindo contribuir para o processo educativo.
A proximidade com o fazer pedagógico da escola, permite às famílias conhecerem o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem, dentro de uma perspectiva que considera a aprendizagem como uma construção significativa, um processo constante, com conquistas realizadas diariamente e que nem sempre são percebidas pela família.

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