Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O fundo educacional das datas comemorativas.

Esse período de comemorações me fez pensar e escrever sobre o tema. Passamos pelo Dia do Índio, pela Páscoa e agora vamos para o Dia das Mães e Dia do Trabalhador.
Acho muito triste ver as escolas trabalharem esses temas sem preparação, planejamento e fundamento. Não podemos esquecer que é na escola que a criança constrói suas primeiras impressões de mundo e se vai se posicionando conforme suas aprendizagens e significados desenvolvidos.
Fiz um comentário semana passada, no Facebook, sobre como achava triste o jeito que se trabalha o Dia do Índio. Alguém lembra? Contrói-se um cocar, dança da chuva batendo com a mão na boca e pinta-se o rosto.   As escolas deviam trabalhar com fatores históricos e culturais e não apenas com uma visão superficial sobre o povo indígena e sobre qualquer outro povo, seja português, alemão ou espanhol. Relações de poder, de guerra e de luta podem e devem ser explicadas para as crianças desde pequenas. O bom professor sabe adaptar!
Na Páscoa, além da construção de cestas e ninhos para ovinhos, além da máscara de coelho, além da explicação sobre cada símbolo, deve se ter o cuidado ao respeito a diversidade de religiões e crenças. Deve se saber trabalhar não apenas o lado cristão, mas também valores como a vida, a esperança e o respeito as diferenças.
Para o Dia das Mães, acredito em um projeto de valorização a família e de estreitamento de vínculos afetivos. Fazer com que as crianças decorem uma canção ou uma poesia talvez não tenha tanto sentido e não transmita tanto amor como assistir a um filme em conjunto, por exemplo.
A escola é um lugar amplo e livre para criação e exploração de possibilidades. Sugiro sempre, que as datas comemorativas sejam trabalhadas juntamente com os projetos existentes, assim não fogem das necessidades de cada turma.
O olhar do professor e o apoio da família são fundamentais... parceria sempre, em todos os momentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.