1. O que é portfólio
O Portfólio tem sido considerado um eixo organizador do trabalho com um grande valor formativo e reflexivo nas diversas modalidades e graus de ensino. Através dele o aluno demonstra suas produções, onde estarão registradas as suas ações e reflexões.
Esse tipo de avaliação oferece várias possibilidades, entre elas a construção dos próprios alunos. Nesse caso, o portfólio é uma coleção de suas produções, as quais demonstram as evidências de suas aprendizagens. É organizado por ele próprio para que, em conjunto com seu professor, possa ser acompanhado o seu progresso, as suas dificuldades, as suas conquistas. Visto dessa forma, o portfólio permite ao aluno acompanhar o desenvolvimento de seu trabalho, de modo a conhecer suas potencialidades e os aspectos que precisam ser melhorados. Nesse contexto, o aluno torna-se participante ativo do processo avaliativo, selecionando amostras de seu trabalho e incluindo-as no seu portfólio.
O portfólio é mais que uma coleção de trabalhos do aluno, não é uma pasta onde se arquivam textos. A seleção dos trabalhos a serem incluídos é feita a partir de uma análise crítica e cuidadosa, que envolve o julgamento da qualidade da produção e das estratégias de aprendizagem utilizadas.
A partir do momento em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formula suas próprias idéias, faz escolhas e não apenas cumpre prescrições do professor e da escola, a avaliação passa a se comprometer com a aprendizagem de cada aluno e deixa de ser classificatória e unilateral.
2. Objetivos do portfólio
a) OBJETIVO PRINCIPAL
Documentar o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
b) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Planejar as atividades de acordo com os progressos da criança;
- Envolver os pais no processo de ensino aprendizagem;
- Compreender as diversas modalidades de aprendizagem;
- Promover a participação da criança na avaliação com ênfase na sua identidade e autonomia.
3. Conteúdo do portfólio
A coleção de itens que formam o portfólio pode incluir trabalhos das crianças, produções individuais e coletivas, desenhos, registros escritos, fotografias, gravações de áudio e vídeo, observações do educador, informações dos pais e/ou responsáveis, entrevistas, relatórios, enfim, o que for necessário para reconstituir o caminho percorrido durante a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.