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quarta-feira, 27 de abril de 2011

Avaliação por portfólio (Parte II)


4. Construção dos portfólios
Salienta-se que ele não representa somente uma seleção dos trabalhos, observações e registros, mas requer o envolvimento da criança, do educador e dos pais no processo educativo, para que possam analisar em conjunto a trajetória de aprendizagem, os caminhos trilhados, suas escolhas, os problemas localizados e resolvidos, bem como as estratégias de aprendizagem utilizadas.
O que justifica o portfólio como procedimento avaliativo é a documentação evolutiva do processo de aprendizagem e os momentos chave nos quais a criança superou ou localizou um problema.
Portanto, o que justifica o portfólio como procedimento avaliativo é a documentação evolutiva do processo de aprendizagem e a oportunidade de refletir sobre esse processo.
Assim, o uso do portfólio envolve o desenvolvimento da criança durante o tempo de aprendizagem. Não é possível, portanto, criar dito instrumento, a partir de uma observação ou alguns registros. O mesmo envolve um tempo a ser percorrido. O desenvolvimento da criança e a aprendizagem não são imediatos. É preciso acompanhar o processo educativo, registrando fatos interessantes, observando o cotidiano escolar da criança e percebendo as situações que se repetem e revelam indícios importantes para a percepção de como ela está caminhando.
O portfólio, com base na avaliação formativa, proporciona uma nova cultura de avaliação em que todos são capazes de aprender e podem partilhar com os outros o seu progresso.

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