Fase psicológica em que a criança encontra-se: Oral
Período: de 0 a 1 ano e 11 meses aproximadamente.
Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê. É a fase de reconhecimento do externo. Cores primárias e vibrantes despertam a atenção das crianças nessa fase.
Etapa dos hábitos motores (0 à 6 meses): é nela que a criança forma os primeiros hábitos, pois uma vez que seus movimentos obtenham algum resultado, ela os repetirá, e assim acabará incorporando novos elementos. Repetindo reações que produziram resultado interessante, ela passa a ter as primeiras percepções organizadas e os primeiros sentimentos diferenciados.
Etapa da inteligência prática ou senso-motora (6 meses até 2 anos): etapa que se caracteriza pela experimentação, exploração, variação e modificação do comportamento. A criança já começa distinguir os meios dos fins. Há formação de estruturas através do deslocamento de objetos, posições e relações. No final do período (2 anos), a criança apresenta certo grau de capacidade de resolver problemas, recordar, planejar e imaginar.
OBJETIVO EDUCACIONAL:
· Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.
· Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ROTINA ESCOLAR:
· Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias);
· Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca;
· Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto;
· Incentivo do andar, segurando-o com as mãos;
· Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo;
· Introdução de alimentos com a paciência de educador/cuidador, pois a adaptação nem sempre é fácil;
· Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
· Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas;
· Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados);
· Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade;
· Incentivo a fala;
· Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, educadoras e o ambiente escolar.
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