Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

quinta-feira, 24 de março de 2011

A necessidade das regras

Quando se fala em educação de qualidade, em cumprimento de normas e de legislação, de seriedade em serviço prestado a comunidade escolar... não se pode deixar de lado o cumprimento de regras.
Ontem, em nossa reunião com os pais acho que fui meio ditadora de regras e talvez eles não tenham gostado, mas acredito que no final do ano perceberão a diferença em seus filhos.
Para que se tenha um bom andamento do projeto pedagógico, ou seja, para que não existam interferências das atividades desenvolvidas com as crianças, é necessário que:
  • Sejam cumpridos os horários de entrada e saída das crianças (no nosso caso: entradas até as 9h e 13h 15 min. e saída após as 17h 30 min);
Essa regra é de extrema importância, pois exigimos das educadoras um planejamento de atividades bem fundamentado. Esse planejamento é dividido em períodos (como expus no último post). Mas agora me digam, como alguém consegue realizar um trabalho sério e de qualidade com cada aluno chegando em um horário diferente?
  • Seja proibida a permanência de pais e/ou acompanhantes no interior das salas de aula;
É nesse momento que os pais torcem o nariz! Mas gente, imaginem uma sala com 12 crianças. Agora imaginem essas 12 crianças acompanhadas de 1 adulto. Bom, são 24 pessoas. Agora imaginem as crianças assustadas com a presença de tanta gente, de tanto entra e sai. Me respondam... é possível que a educadora desenvolva um trabalho?
  • Os alunos cheguem a escola em condições de escolarização, ou seja, limpos e asseados;
A Educação Infantil parte do binômio cuidar/educar, pois no momento em que os pequenos estão na escola, nós educadoras, mudamos a roupa, levamos ao banheiro, damos comida, auxiliamos em tudo que seja necessário. Porém alguns pais confundem as práticas e nos entregam os filhos de pijama na porta da escola, com as fraldas da noite e ainda pedem que eles não sejam entregues com a roupa suja.
É preciso que os pais entendam que educadoras não são babás e seus filhos serão sim cuidados, mas em questões básicas e dentro do horário escolar.
Outra coisa, escola é espaço de criação, de invenção, de expressão e de experimentação, portanto eles serão entregues sim com a roupa manchada de tinta (guache sai com água), com areia no pé, com riscos de canetinha na mão, etc. Por isso a importância de roupas simples e confortáveis ou uso do uniforme.
  • As famílias participem do processo educativo.
É importante que as famílias conheçam a proposta pedagógica e o regimento escolar da escola onde está inserida, pois assim saberá tudo que será proposto aos seus filhos e ainda terão acesso as regras de convivência da instituição.

Bom, essas são algumas das regras de convivências que passamos a utilizar com bastante disciplina em nossa escola por serem de extrema importância para um bom desenvolvimento de trabalho. Espero ter conseguido explicá-las.

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