Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

sexta-feira, 25 de março de 2011

JARDIM E PRÉ

Fase psicológica em que a criança encontra-se: Fálica

Período: de 4 a 6 anos aproximadamente.

Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e ela apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, onde cria uma grandiosa imagem de si mesma. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis". Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.

Nesse estágio o desenvolvimento físico é acompanhado com rápido desenvolvimento motor. A inteligência pictória se expande e a criança adora desenhar e precisa fazê-lo e essa expansão é acompanhada por expressivo desenvolvimento da memória levando a criança a explorar sua historicidade e caminhar em busca de sua individualidade. Na medida em que as crianças podem se lembrar de objetos e eventos, podem também formar conceitos e, portanto, desenvolver a aprendizagem significativa.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS:
  • Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
  • Desenvolver Orientação temporal;
  • Desenvolver Orientação espacial;
  • Estimular o raciocínio lógico;
  • Desenvolver o conceito numérico;
  • Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
  • Desenvolver socialização;
  • Estimular o reconhecimento básico da história Brasileira.
  • Estimular os 5 sentidos;
  • Incentivar a importância ecológica;
  • Estimular a criatividade.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ROTINA ESCOLAR:
  • Desenvolvimento na criança do conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas;
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora grossa e fina (livre);
  • Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons;
  • Incentivo e permissão da fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas;
  • Estimulo do vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança;
  • Incentivo a memorização de músicas e gestos;
  • Identificação e reconhecimento das vogais;
  • Identificação do nome próprio e das letras do nome;
  • Inicio da aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.;
  • Discriminação da criança do sentido de ontem hoje e amanhã;
  • Estimulo ao uso do raciocínio da criança;
  • Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9);
  • Nomeação e identificação de iguais e diferentes;
  • Desenvolvimento da capacidade de auto-higiene corporal;
  • Identificação, reconhecimento, localização e nomeação das partes do próprio corpo;
  • Estimulo ao cuidado com a natureza;
  • Nomeação e reconhecimento de diferentes animais;
  • Discriminação entre diferentes superfícies;
  • Incentivo e desenvolvimento do hábito do desenho, estimulando assim a fantasia da criança;
  • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata;
  • Estimulação da coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha;
  • Desenvolvimento da percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
  • Desenvolvimento de orientação temporal (começo, meio e fim);
  • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe
  • Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.;
  • Desenvolvimento do conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolvimento da noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao tempo;
  • Desenvolvimento da socialização;
  • Identificação dos meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito;
  • Identificação dos meios de comunicação existentes em nosso país;
  • Identificação das diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país;
  • Reconhecimento básico da história Brasileira;
  • Estimulação ao uso dos sentidos (audição, fala, visão, olfato e tato);
  • Incentivo a importância ecológica, através de atividades ligadas ao meio ambiente;
  • Apresentação da diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
  • Entre outros, surgidos através da curiosidade das crianças envolvidas no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.