Fase psicológica em que a criança encontra-se: Fálica
Período: de 4 a 6 anos aproximadamente. 
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e ela apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, onde cria uma grandiosa imagem de si mesma. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis". Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Nesse estágio o desenvolvimento físico é acompanhado com rápido desenvolvimento motor. A inteligência pictória se expande e a criança adora desenhar e precisa fazê-lo e essa expansão é acompanhada por expressivo desenvolvimento da memória levando a criança a explorar sua historicidade e caminhar em busca de sua individualidade. Na medida em que as crianças podem se lembrar de objetos e eventos, podem também formar conceitos e, portanto, desenvolver a aprendizagem significativa. 
OBJETIVOS EDUCACIONAIS:
- Desenvolver      percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
- Desenvolver      Orientação temporal;
- Desenvolver      Orientação espacial;
- Estimular      o raciocínio lógico;
- Desenvolver      o conceito numérico;
- Identificar,      nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua      importância e valor que possui em casa.
- Desenvolver      socialização;
- Estimular      o reconhecimento básico da história Brasileira.
- Estimular      os 5 sentidos;
- Incentivar      a importância ecológica;
- Estimular      a criatividade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ROTINA ESCOLAR:
- Desenvolvimento      na criança do conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação      aos pais (família) e colegas;
- Aperfeiçoamento      da coordenação motora grossa e fina (livre);
- Despertar      na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga      perceber, identificar e localizar sons;
- Incentivo      e permissão da fala da criança em todas as atividades possíveis,      corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas;
- Estimulo      do vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a      fantasia da criança;
- Incentivo      a memorização de músicas e gestos;
- Identificação      e reconhecimento das vogais;
- Identificação      do nome próprio e das letras do nome;
- Inicio      da aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em      baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.;
- Discriminação      da criança do sentido de ontem hoje e amanhã;
- Estimulo      ao uso do raciocínio da criança;
- Classificação      e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho),      formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e      quantidade (1 a 9);
- Nomeação      e identificação de iguais e diferentes;
- Desenvolvimento      da capacidade de auto-higiene corporal;
- Identificação,      reconhecimento, localização e nomeação das partes do próprio corpo;
- Estimulo      ao cuidado com a natureza;
- Nomeação      e reconhecimento de diferentes animais;
- Discriminação      entre diferentes superfícies;
- Incentivo      e desenvolvimento do hábito do desenho, estimulando assim a fantasia da      criança;
- Estimulação      de confecção de brinquedos através da sucata;
- Estimulação      da coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha;
- Desenvolvimento      da percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
- Desenvolvimento      de orientação temporal (começo, meio e fim);
- Orientação      espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto,      baixo, perto e longe
- Estimular      o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo,      parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.;
- Desenvolvimento      do conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.      Desenvolvimento da noção de diferentes medidas em relação aos objetos e ao      tempo;
- Desenvolvimento      da socialização;
- Identificação      dos meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o      trânsito;
- Identificação      dos meios de comunicação existentes em nosso país;
- Identificação      das diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar      e do país;
- Reconhecimento      básico da história Brasileira;
- Estimulação      ao uso dos sentidos (audição, fala, visão, olfato e tato);
- Incentivo      a importância ecológica, através de atividades ligadas ao meio ambiente;
- Apresentação      da diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
- Entre outros, surgidos através      da curiosidade das crianças envolvidas no grupo.
 
 
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