Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

sexta-feira, 25 de março de 2011

MATERNAL

Fase psicológica em que a criança encontra-se: Anal

Período: 2 a 4 anos aproximadamente
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres e a zona de maior satisfação é a região do ânus. A criança descobre que pode controlar as fezes que saem de seu interior, oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. Ela começa a ter noção de posse e quer pegar os objetos, tocá-los e ver que aquilo faz parte de algo fora do limite do seu corpo.

Essa fase caracteriza-se, também, pelo aparecimento da linguagem, que permite a expressão verbal e o pensamento intuitivo, anterior ao pensamento lógico. Manifesta-se através do desenho, da imagem mental, da linguagem, da imitação diferenciada e do jogo simbólico (por exemplo: a motoca pode ser uma moto, o cabo de vassoura um cavalo). Idade de egocentrismo, onde suas ações estão centradas na sua pessoa e no seu corpo, portanto idade onde se deve trabalhar a socialização, para que possa elaborar seus conceitos, construir seus pensamentos e imagens pela maneira com que representa o seu mundo. Agrupa objetos, reunindo-os em classes, de acordo com suas semelhanças. Anima os objetos inanimados, no seu mundo de faz de conta.

OBJETIVO EDUCACIONAL:
·         Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
·         Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ROTINA ESCOLAR:

Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor;
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova;
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca;
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache;
•Exercícios de encaixe e montagem;
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social;
•Trabalhos manuais com massinhas e argila;
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos;
•Ampliação de vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia;
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar;
•Apresentação das cores;
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo;
•Contos de histórias curtas;
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.;
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir às compras, banho de bonecas, etc.;
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.;
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor;
•Construção de limites e regras de convivência;
•Traçados simples: Coordenação Motora;
•Formas Geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

2 comentários:

  1. E pra nós, mamães é a fase que temos que ter mais paciência :)

    BJka!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza amiga! É a fase que eles se percebem como seres pensantes, com vontades e que podem fazer o que desejam. Portanto, essa é a fase dos limites e da inserção das primeiras regras, mas com carinho, muito carinho e conversa... nada de imposição.

    ResponderExcluir

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.